-
Arquitetos: Pedevilla Architects
- Área: 646 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Gustav Willeit
-
Fabricantes: Beton Eisack, Beton Summerer, Bodenservice, Doka, Elko Gmbh Srl, Fabrino Colors, Franke, Glapor, Irsap, JUNG, Liapor, Mössmer, PBA, Pava Resine, STL-Türen, Tischlerei Sulzenbacher, Vettoretti, Vitra, Zumtobel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma estação do Corpo de Bombeiros com linhas minimalistas da cidade de Vierschach, em Tirol do Sul, Itália.
Construído no remoto Vale Pusteria, próximo a fronteira com a Áustria, um edifício de formas um tanto óbvias está situado ao longo da via principal. Embora o projeto priorize a simplicidade e redução de detalhes, na realidade é uma experimentação em si. Construída em concreto leve, com um produto chamado LiaPor, a superfície externa desafia os parâmetros construtivos e estáticos, enquanto cumpre com as necessidades de isolamento.
Enquanto um dos lados está frente ao vilarejo e contém espaços para todos os dispositivos de incêndio e os caminhões, a fachada superior de um andar faz frente a via de tráfego intenso. Esta carrega a principal função pública do edifício e é portanto realizada com um espaçoso hall, revestida com painéis de madeira feitos a mão. Uma escadaria externa conecta ambos os pavimentos e dá acesso à sala de controle e a garagem para os caminhões abaixo.
A cor vermelha enfatiza a originalidade da nova estação de bombeiros. Todas as superfícies foram construídas com concreto pigmentado para destacar o caráter monolítico do edifício. As dimensões do volume permanecem reconhecíveis do lado externo, quase amplificando a aparência massiva da estrutura.
A característica principal do projeto é o nível de pré-fabricação de sua envoltória externa, que minimizou a necessidade de obras de acabamentos. Irregularidades ou divergências do concreto apenas acrescentam charme para o material e o caráter do edifício.
Juntamente com as funções técnicas mencionadas, a construção leve e pigmentada foi obtida como um concreto aparente de alta densidade e portanto, a prova de água e de congelamento. Quanto à eficiência econômica do edifício, foi dada atenção especial à realização de uma construção simples e robusta, ao uso de poucos materiais e a demais estratégias para reduzir as etapas de obra ao mínimo. Além disto, a escolha de materiais simples garante a alta durabilidade e reduz os custos de manutenção.
Originalmente publicado em Dezembro 07, 2016